Visto Americano: Como Tirar, Tipos e Requisitos

Os Estados Unidos são um dos destinos turísticos mais populares do mundo, atraindo milhões de visitantes todos os anos. Para entrar no país, os cidadãos de países que não fazem parte do Tratado de Isenção de Visto (VWP) precisam solicitar um visto americano. Portanto se você deseja viajar a este país, seja por motivo de turismo, trabalho, estudo, ou qualquer outro, deverá tirar seu visto.

O que é um visto americano?

Um visto americano é um documento emitido pelo governo dos Estados Unidos que autoriza um cidadão estrangeiro a entrar e permanecer no país por um período específico de tempo. Existem vários tipos de visto como turismo, negócios, tratamento médico, conexão, estudante, trabalho, etc.

Mas, podemos dividir em duas categorias principais: vistos de não imigrante e vistos de imigrante.

Visto de não imigrante

Os vistos de não imigrante são para pessoas que desejam visitar os Estados Unidos temporariamente, por exemplo, para turismo, negócios, estudo ou tratamento médico. Os tipos mais comuns de vistos de não imigrante são:

  • Visto de turismo (B-2): permite a entrada nos Estados Unidos para fins de turismo, recreação, visita a parentes ou amigos, tratamento médico ou negócios não remuneratórios.
  • Visto de negócios (B-1): permite a entrada nos Estados Unidos para fins de negócios, incluindo reuniões, conferências, negociações ou feiras comerciais.
  • Visto de estudante (F ou M): permite a entrada nos Estados Unidos para fins de estudo em uma instituição educacional credenciada.
  • Visto de intercâmbio (J): permite a entrada nos Estados Unidos para fins de intercâmbio cultural ou profissional.

Vistos de imigrante

Os vistos de imigrante são para pessoas que desejam viver permanentemente nos Estados Unidos. Os tipos mais comuns de vistos de imigrante são:

  • Visto de família (IR-1, IR-2, IR-3, IR-4, IH-1, IH-2, IH-3, IH-4, IV): permite a entrada nos Estados Unidos para fins de reunião familiar.
  • Visto de emprego (E, H, L, O, P, Q, R): permite a entrada nos Estados Unidos para fins de emprego.
  • Visto de refugiados (O): permite a entrada nos Estados Unidos para fins de asilo ou proteção humanitária.

Como solicitar o visto americano?

Antes de conferir as informações é importante que você saiba que a retirada do visto pode demorar um pouco, por isso é essencial que você marque sua viagem somente após tê-lo em mãos!

Formulário

Primeiramente você deve preencher, em inglês, o formulário de solicitação de visto (DS-160) que está disponível no site do Departamento Consular Eletrônico dos Estados Unidos.

Apesar das perguntas estarem em inglês, é possível conferir traduções para português selecionando a língua no canto superior direito em “Select Tooltip Language”. Após selecionar o idioma português, colocando o cursor em cima das frases, você verá o conteúdo traduzido.

Entrevista

Depois de enviar o formulário DS-160 e pagar a taxa de solicitação de visto, você precisará agendar uma entrevista no consulado ou embaixada dos Estados Unidos. Durante a entrevista, você será entrevistado por um oficial consular que avaliará sua elegibilidade para o visto.

A documentação necessária para a entrevista varia de acordo com o tipo de visto que você está solicitando. No entanto, a maioria dos solicitantes precisará apresentar os seguintes documentos:

  • Passaporte de viagem válido
  • Formulário DS-160 preenchido
  • Recibo de pagamento da taxa de solicitação de visto paga
  • Prova de vínculos com o país de origem, como comprovante de residência, emprego ou estudo
  • Prova de que você tem um propósito legítimo para visitar os Estados Unidos
  • Documentação adicional, caso o oficial consular solicite. Ele pode solicitar provas documentais que indiquem que você tem recursos suficientes para cobrir as despesas da viagem e que provem sua residência no país de origem, demonstrando que você tem a intenção de retornar quando a viagem terminar.

Retirada do visto

Se tudo ocorrer bem e for aprovado, você deverá receber seu passaporte com o visto em 10 dias úteis após sua entrevista, a menos que seja necessário o retorno para a apresentação de provas e documentos. O passaporte e o visto serão enviados via correio para o endereço fornecido ou deverão ser retirados na agência que você escolheu.

Pronto! Agora pode marcar sua viagem e fazer todos os preparativos.

Requisitos para cada tipo de visto

Os requisitos para cada tipo de visto americano variam. No entanto, alguns requisitos gerais incluem:

  • Ser cidadão de um país que não faça parte do Tratado de Isenção de Visto (VWP)
  • Ter um passaporte válido
  • Não ter antecedentes criminais
  • Não representar uma ameaça à segurança nacional dos Estados Unidos

Conseguiu entender mais sobre o assunto?

Solicitar um visto americano pode ser um processo complexo, mas é importante seguir as instruções cuidadosamente para aumentar suas chances de aprovação. Se você estiver interessado em viajar para um dos destinos mais populares da América do Norte, é importante começar o processo de solicitação de visto para os Estados Unidos o mais cedo possível!

Deixe um comentário

Share via
Copy link
Powered by Social Snap