America do Sul

Viagem para Colômbia

Colômbia: Um destino próximo e atualmente muito requisitado
Pinterest LinkedIn Tumblr

Este país que também se encontra na América do Sul e faz fronteira com o Brasil contém uma cultura muito rica, tendo também muitas belezas naturais e atrações que chamam a atenção dos turistas.

Quer mais motivos para realizar uma viagem para a Colômbia?

Então nos acompanhe neste artigo.

1. CONHECER BOGOTÁ

Bogotá, capital da Colômbia
Bogotá é a capital do país, uma cidade bonita e grande que contém atrações bem interessantes.

Entre elas temos um morro com mais de 3 mil metros de altura, do qual é possível ter uma vista panorâmica da cidade e a Catedral de Sal.

A cidade também é muito rica em cultura, tendo 58 museus, 62 galerias, 33 bibliotecas tecnológicas e mais de 150 monumentos nacionais.

Entre suas atrações mais conhecidas está o Museu do Ouro, um dos maiores do mundo e que traz uma coleção de peças pré-colombianas que utilizam o ouro como matéria prima.

O Museu Botero é outro que vale a pena conhecer. Ele se encontra em La Candelaria, centro histórico e cultural de Bogotá e contém 123 obras de arte do artistas plástico colombiano Fernando Botero, entre outras internacionais.

O Jardim Botânico de Bogotá é um belo lugar que atrai muitos turistas, um belo lugar que preserva a flora andina e conta com workshops e palestras sobre conservação e preservação. Além disso, é um local feito para passear, relaxar e apreciar a natureza.

O interessante é que a cidade tem um clima frio o ano todo, ótimo para quem tem maior resistência a temperaturas baixas e detesta calor. Assim dá mais ânimo para conhecer as inúmeras atrações da cidade, não é mesmo?

2. VISITAR A CIDADE DA “ETERNA PRIMAVERA”

Medelín, Eterna primavera na Colômbia

A cidade de Medellín é conhecida como a cidade da “Eterna Primavera” devido ao seu clima agradável o ano todo. Nela você irá encontrar várias atrações culturais como parques, museus, salas de teatro e ainda vai contar com um transporte público eficiente.

Entre suas atrações temos o Museu de Antioquia que possui obras de artistas colombianos como Fernando Botero e Pedro Nel Gómez. O local é formado por 17 salas, onde se encontram expostos quadros, esculturas, entre outras obras de arte desde o período pré-colombiano aos dias atuais.

Outra atração da cidade é o Parque Bolivar que foi inaugurado em 1892 em homenagem a Simon Bolivar. Nele você encontrará um espaço gostoso para caminhar e apreciar a paisagem. E ainda ao seu redor se encontram dois monumentos históricos importantes da cidade como a Catedral Metropolitana de Medellín e o Teatro Lido.

Algo diferente na cidade é o Metrocable (cabo aéreo), um sistema teleférico usado como um meio de transporte em massa na cidade, dessa forma facilitando o acesso de pessoas que morem em regiões mais distantes ao metrô de Medellín. Medellín ainda possui uma ótima programação noturna, o que atrai um bom público jovem.

3. OBSERVAR A BELA ARQUITETURA DE CARTAGENA

Cartagena das Índias na Colômbia

Cartagena das Índias é uma cidade histórica e que também vale a pena visitar. Ela é cercada por uma muralha e conta com construções antigas e bem preservadas, o que chama a atenção dos turistas.

A cidade ainda conta com ótimas praias, um lugar ideal para relaxar e aproveitar o mar caribenho.

Entre suas atrações temos o Castelo de San Felipe de Barajas, a maior obra militar do Novo Mundo e que era um dos maiores pontos de defesa do Vice-Reino de Nova Granada, sendo construída em 1536.

Outro lugar interessante é o Convento de la Popa, que se encontra no morro mais alto da cidade, sendo construído entre 1609 e 1611. De cima do morro é possível ter uma bela visão da cidade e observar o mar do Caribe.

Um local muito visitado pelos turistas são as Ilhas de Rosário. São ao todo 27 ilhas que oferecem atrações bem convidativas como curtir suas praias tranquilas, visitar seu belo oceanário que é composto por piscinas, construídas a partir dos corais das ilhas, dando uma aparência mais natural e liberdade aos animais, como golfinhos, tubarões gato, tartarugas-marinhas, entre outros.

4. APRECIAR A NATUREZA

Paisagens da Colômbia

Além das cidades, a Colômbia chama a atenção devido a suas belas paisagens natural, o que rendeu sete Patrimônios Mundiais tombados pela Unesco.

Entre os lugares mais famosos está o Parque Nacional Natural Tayrona, que se encontra na Sierra Nevada de Santa Maria. Trata-se de uma reserva de 12 mil hectares, composta por uma bela vegetação nativa, praias e restos arqueológicos. Um lugar acampar e realizar diversas atividades como mergulho, trekking, andar a cavalo e viver uma aventura.

Outro lugar legal para apreciar a natureza é o vulcão Nevado del Ruiz, que se encontra na cordilheira central, na Colômbia. Ele conta com mais de 5 mil metros de altitude, sendo que sua última erupção em 1985 destruiu a cidade de Armero, tendo como símbolo principal da tragédia Omayra, Sanchéz, uma menina de 13 anos que agonizou por 60 horas, chamando a atenção do mundo todo.

O Deserto da Tatacoa é a segunda maior zona árida do país, tendo 330 km². Ele é composto por uma terra avermelhada e cinza e cactos verdes. Suas temperaturas mais altas chegam aos 40°C, tendo pouca vida animal e vegetal, mas devido à sua posição privilegiada é um ponto turístico bem famoso, especialmente para observar as estrelas.

Outro lugar com belas paisagens na Colômbia é a região Eje Cafetero, onde se encontra a zona cafeeira local. A região é considerada como Patrimônio Mundial pelo Unesco por ser um exemplo de paisagem cultural produtora sustentável e representante de uma tradição que é um forte símbolo da cafeicultura mundial.

Além disso, a Colômbia possui outras atrações ligadas à natureza como o vale Cocora, o Parque Nacional de Amacayacu e as ilhas do Pacífico Mapelo e Gorgona.

5. SE ADMIRAR COM A ILHA DE SAN ANDRÉS

Ilha de San Andrés na Colômbia

Outro belo lugar para visitar na Colômbia é a Ilha de San Andrés, uma ilha caribenha que conta com lindas praias de águas azuis, sendo que há vários tons de azul que mudam de acordo com a profundidade e cor da ária do fundo do mar. Isso faz com que a ilha fique também conhecida como o “mar dos sete tons de azul”.

Entre as praias locais mais apreciadas estão a Playa de Sprat Bight, Rocky Cay e San Luis, cujo mar é calmo e gostoso. E ainda é possível encontrar piscinas naturais rasas, ótimas para relaxar e tomar um delicioso banho.

É possível realizar várias atividades na ilha, entre elas andar de jetski, mergulhar de cilindro, voar de parasail, passear pelo local com carro de golfe, mula ou scooter.

6. SABOREAR SUA DELICIOSA GASTRONOMIA

A Colômbia ainda conta com uma gastronomia deliciosa composta por pratos a base de milho, frango e plátano (espécie de banana). Também há muitos pratos que vêm acompanhados de abacate, o qual não é visto como fruta no país, sendo bem popular.

Lá eles também comem comidas parecidas com a que temos no Brasil como arroz, feijão ou lentilha, carne, salada, macarrão, batata entre outros.

No entanto há alguns pratos diferentes como a arepa (pão feito de milho), buñuelos, um bolinho de farinha, queijo e ovo, pasteles de pollo (salgado de frango), patacones (massa de banana) e empanadas.

Nas regiões litorâneas costuma-se servir muitos pratos com peixes e frutos do mar e arroz de coco.

Entre as bebidas mais famosas no país temos a Club Colombia, Aguila, Pielsen e cervejas artesanais. Também é costume beber rum e aguardente.

Saindo das bebidas alcoólicas também há refrigerantes, em especial locais como a Colombiana (sabor maçã) e Ponymalta (feito de malte, lembrando a cerveja). Ainda há sucos exóticos como o de lulo (fruta que parece kiwi) e o famoso café colombiano, que de acordo com viajantes que visitaram o local é uma delícia.

7. FÁCIL ACESSO

É possível viajar para a Colômbia, sem ser necessário passaporte e visto de viagem. Basta apresentar um RG recente e reconhecível, dessa forma você poderá ficar no país por até 90 dias sem preocupações.

Como é bem próximo você pode viajar para a Colômbia tanto de avião quanto de ônibus ou carro, tudo vai depender do quanto você deseja gastar e sua disposição.

DICAS

  • As cidades não são tão seguras, sendo que o índice de criminalidade se assemelha ao Brasil, devido à violência, tráfico de drogas e guerrilhas. Por isso é importante ficar atento aos seus pertences e não andar sozinho a noite, nem em lugares desertos.
  • Caso precise de algumas informações, prefira perguntar aos policiais que costumam se encontrar espalhados pelas grandes cidades e são bem atenciosos.
  • Apesar do peso colombiano ser favorável ao real, as coisas não são tão baratas na Colômbia, sendo que em alguns lugares é aceito somente o dólar. Por isso é bom ir preparado.
  • Ao planejar sua viagem para a Colômbia é bom evitar os meses de outubro a novembro, pois é a época com mais chuvas no país.
  • Nas regiões da Amazônia é necessário levar o certificado de vacinação contra a febre amarela.

Esperamos que tenha gostado das informações e que elas tenham ajudado a conhecer melhor a Colômbia.

Conhece outros lugares legais no país? O que mais gostaria de conhecer? Conte pra gente nos comentários.

E se curtiu o artigo, compartilhe com os amigos nas redes sociais.

Write A Comment