Brasil

Viagem para Rio de Janeiro

Pinterest LinkedIn Tumblr

O Rio de Janeiro é uma das cidades mais famosas do Brasil, afinal foi capital do país por quase 200 anos (1620-1815) na época em que o Brasil ainda era colônia de Portugal. Ela se encontra no Estado homônimo, no sudeste brasileiro.

É uma cidade bonita, dotada de belas praias, monumentos bem conhecidos e atrações culturais interessantes.

Quer saber mais motivos para realizar uma viagem para Rio de Janeiro? Então nos acompanhe neste artigo.

1. Visitar Suas Atrações Mais Famosas

Boa parte dos turistas quando visitam a cidade fazem questão de visitar suas atrações mais famosas.

Entre elas temos o Pão de Açúcar, um dos morros mais altos da cidade, de onde é possível ter uma vista panorâmica da cidade, podendo observar vários pontos, como a praia Botafogo, o Cristo Redentor, o Morro Dois Irmãos e a Pedra da Gávea.

Pão de Açúcar
Foto: Pão de Açúcar, Rio de Janeiro

É possível subir ao morro através do bondinho que leva os visitantes a dois mirantes, o do Morro Urca, onde é possível ver bondinhos de gerações anteriores (1912 e 1972) expostos na Praça dos Bondes e duas esculturas de bronze em tamanho real de Augusto Ferreira Ramos e o engenheiro Cristóvão Leite de Castro, responsáveis por sua implementação.

Além disso, você poderá seguir até a Via Verde, um mirante que rodeia uma das faces do Morro da Urca e possibilita que os visitantes vejam a fauna e a flora do Complexo.

Já no segundo mirante que é o do Pão de Açúcar, propriamente dito, você terá a oportunidade de ter uma vista de 360° da cidade.

Outra famosa atração é o Cristo Redentor, que se encontra no topo do morro Corcovado. A estátua retrata Jesus Cristo e tem 709 metros acima do nível do mar.

Foi edificado em 1931 pelo engenheiro brasileiro Heitor da Silva Costa em parceria com o escultor francês Paul Landowski e o engenheiro francês Albert Caquot.

Para ter acesso ao monumento é necessário apanhar o Trem do Corcovado. No local há escadas, escadas rolantes e elevadores, que facilitam o acesso aos pés da estátua.

2. Realizar Atividades Culturais

A cidade do Rio de Janeiro conta com várias atrações culturais. Entre eles seus inúmeros museus que chamam a atenção dos visitantes.

Museu da República
Foto: Museu da República, Rio de Janeiro

O Museu Nacional foi criado por Dom João VI em 1818, sendo o maior museu de história natural e antropológica da América Latina. Além de ser um museu, oferece cursos vinculados à Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Outro museu que vale a visita é o Museu da Imagem e Som, que foi edificado em 1965, onde se encontra um acervo de mais de 900 depoimentos sobre diversos segmentos da cultura.

O Museu Nacional de Belas Artes que contém 15 mil peças entre pinturas, esculturas, gravuras e desenhos de artistas brasileiros e estrangeiros.

Um museu diferente é o Museu do Amanhã que foi inaugurado em 2015 e tem uma aparência futurística, sendo inspirado na paisagem da zona portuária e da Baía de Guanabara.

Trata-se de um museu de artes e ciências que tem como objetivo alertar as pessoas sobre os perigos das mudanças climáticas, degradação ambiental e colapso social através de exposições digitais.

Além dos museus a cidade também conta com o Teatro Municipal, que foi inaugurado em 1909 e além de ter uma bela arquitetura é onde ocorrem importantes apresentações.

Quem curte samba e música brasileira também gostará de conhecer casas como o Circo Voador e Fundição Progresso.

3. Conhecer suas Praias

O Rio de Janeiro também contam com belas praias, entre as mais famosas está a praia de Cobacana, que atrai os turistas especialmente durantes as épocas de carnaval e ano-novo, quando há queima de fogos na praia.

Praia de Ipanema
Foto: Praia de Ipanema, Rio de Janeiro

Além de curtir a praia você poderá visitar o Forte de Copacabana e conferir seu museu militar. Próximo ao forte se encontra a pedra e praia do Arpoador, onde você poderá subir e ter uma bela vista do oceano e algumas ilhas.

Outra praia famosa é a de Ipanema, onde é possível praticar vários esportes, como skiboard surf, frescobol, vôlei, futebol e futevôlei.

A Praia da Barra da Tijuca é uma reserva natural, de onde é possível ter acesso a Reserva Marapendi, um belo parque que protege a vegetação de restinga e manguezal, onde também aparecem aves, caranguejos, lagartos e espécies em perigo de extinção como o jacaré de papo-amarelo.

4. Apreciar a Natureza

No Rio de Janeiro também há belos lugares para apreciar a natureza. Entre eles o Morro Dois Irmãos, uma formação rochosa que tem 553 metros de altura.

Floresta da Tijuca
Foto: Floresta da Tijuca, Rio de Janeiro

É possível realizar a trilha que leva a seu topo, de onde você poderá ter uma bela vista das praias Leblon, Ipanema e Copacabana, a Lagoa Rodrigo de Freitas, a Gávea e o Cristo Redentor.

A Pedra da Gávea e a Pedra Bonita também são bons lugares para realizar trilha.

Um belo lugar para praticar atividades ao ar livre é o Parque Nacional da Tijuca, o qual conta com uma bela floresta, grutas e cachoeiras.

Um lugar onde você poderá fazer trilhas e observar a paisagem e fauna local, composta por insetos, répteis, aves, macacos, tatus, entre outros animais.

Agora se você prefere parques mais urbanos, pode visitar o Parque Lage que possui belas grutas e construções em estilo inglês e o Jardim Botânico, onde você poderá ver mais de 6 mil espécies de plantas da flora brasileira e aprender mais sobre elas e ainda ver construções históricas e animais.

5. Experimentar sua Deliciosa Gastronomia

O Rio de Janeiro possui uma deliciosa gastronomia que agrada tanto a brasileiros como estrangeiros. A comida recebeu forte influência de Portugal, sendo que os pratos com bacalhau são bem famosos, especialmente o bolinho de bacalhau.

Outros pratos famosos são rabada, língua, bife de fígado, sardinhas fritas, a tão conhecida e apreciada feijoada (prato com feijão preto e variadas carnes de porco), picadinho, filé a Oswaldo Aranha (prato feito em homenagem ao político em um restaurante na Lapa), galinhada com quiabo, rabanada, caldo verde e podrão (cachorro quente carioca com diversos ingredientes).

6. Conhecer Outros Belos Lugares

A cidade também é uma das principais portas para o turista conhecer outros belos lugares do Estado do Rio de Janeiro, como as belas praias de Cabo Frio e suas lindas dunas, Arraial do Cabo, ótimo lugar para mergulhar, Búzios e Rio das Ostras, que conta com belas trilhas naturais.

A Baía de Angra dos Reis é outro lugar bem visitado, sendo composta por 365 ilhas, uma mais bela que a outra. Se você quer fugir um pouco do clima praia, vai gostar de conhecer Petrópolis e saber mais sobre a história imperial e Nova Friburgo para conferir sua arquitetura europeia e belas paisagens.

Outra bela cidade é Visconde de Mauá, que fica na divisa entre os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. É uma cidade com clima mais frio, belos cenários rústicos e pousadas aconchegantes, sendo um lugar bem procurado por casais.

7. A Simpatia dos Cariocas

Os cariocas são conhecidos por receberem bem os turistas, sendo simpáticos e alegres. O que deixa os visitantes mais à vontade.

Dicas

O único porém é que na cidade do Rio de Janeiro os índices de violência e criminalidade são altos e por isso é necessário ter cuidado redobrado durante a viagem. Evitar andar sozinho pelas ruas, especialmente à noite e se ater a seus pertences.

É possível ter acesso à cidade também em viagens de avião, quando por ônibus (no caso se você mora em outras cidades brasileiras que sejam próximas).

No Rio de Janeiro há dois aeroportos, o Santos Dumont, que recebe voos da Ponte Aérea e alguns de algumas cidades como Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Vitória (ES), Campinas (SP) e Porto Alegre (RS) e o Galeão que é o principal e recebe voos diretos da maior parte das capitais brasileiras e internacionais.

Também há táxis especiais e é possível viajar de carro para a cidade.

Esperamos que tenha gostado das informações e que elas tenham ajudado. Caso tenha alguma dúvida, dica ou queira expressar sua opinião, fique à vontade para comentar.

E se curtiu o artigo, compartilhe com os amigos nas redes sociais.

Escreva um comentário