Porto de Galinhas: 7 Motivos para Conhecer

Porto de Galinhas é um dos destinos turísticos mais visitados do Brasil. Trata-se de uma praia que se encontra na cidade de Ipojuca, em Pernambuco. Esse lugar guarda muitas belezas, entre elas suas piscinas naturais de águas claras e mornas que são sua principal atração, manguezais que contam a origem de muitas espécies de peixes e animais marinhos da região e um vilarejo acolhedor, onde é possível conhecer mais da cultura pernambucana.

Mas esses não são os únicos motivos que tornam Porto de Galinhas convidativo para os turistas.

Quer conferir mais motivos? Então nos acompanhe neste artigo.

Imagem aérea de porto de galinhas no Brasil
  • Save

1. Cavalos marinhos

Apesar de a galinha ser o animal símbolo do lugar, os cavalos marinhos têm grande importância em Porto de Galinhas. Esses peixes são protegidos pelo Projeto Hippocampus de biologia, cultivo e preservação de cavalos-marinhos.

Visitar a sede do projeto te dará a oportunidade de conhecer melhor esses animais e seus hábitos naturais, aprendendo a respeitá-los e a apoiar sua preservação. Você também poderá observá-los em seu habitat natural durante o passeio de jangada pelo Rio Maracaípe que te levará ao mangue, onde esses peixes vivem em harmonia junto a troncos e raízes caídas de coqueiros.

Outro projeto de preservação que merece a atenção é a Ecoassociados que tem como finalidade preservar tartarugas, baobás (árvores de origem africana) e recifes de corais.

2. Piscinas naturais

Como dissemos anteriormente as piscinas naturais é o destaque de Porto de Galinhas. Elas se encontram bem próximas da praia, tanto que é possível ter acesso a elas em um passeio de jangada de cinco minutos ou mesmo a pé na maré baixa.

Essas piscinas foram formadas através da maré baixa e possuem águas mornas e cristalinas, o que torna possível observar lindos peixes coloridos e seus lindos recifes de corais. Você ainda pode praticar snorkel, podendo observar de perto a natureza ao seu redor.

3. Passeio de buggy

É possível conhecer as principais atrações do Porto de Galinhas através do passeio de buggy. Este passeio pode durar de 4 a 6 horas, e leva até 4 viajantes a um trajeto imperdível pela praia de Muro Alto, seguindo pela praia do Cupe, onde você poderá apreciar lindos coqueirais, Maracaípe, centro de Porto de Galinhas e finalmente as piscinas naturais.

Você também pode optar por outras opções de passeio e conhecer outros lugares do Porto de Galinhas. O legal é que durante o passeio, os turistas podem descer do meio de transporte e se divertir tirando fotos e apreciando as belezas locais.

4. Esportes radicais e curtir as praias

Em Porto de Galinhas existem praias para todos os gostos e estilos. Quem é fã de esportes radicais vai gostar de aproveitar as ondas e ventos fortes das praias de Maracaípe e Cupe, pois são ideais para a prática de surfe. Agora quem gosta de mergulhar vai gostar de Serrambi, que é bem convidativa para os mergulhadores, pois contém lindos recifes de corais e formações rochosas.

Você ainda pode se aventurar embaixo d´água observando alguns navios naufragados que despertam a curiosidade dos visitantes. No lugar você ainda encontrará algumas opções de mergulho, como o mergulho livre com snorkel, de batismo (com cilindro para iniciantes) com instrutores e guias e até mesmo cursos tanto para mergulhadores avançados como iniciantes.

Observação: Se sua intenção é mesmo mergulhar o ideal é visitar Porto de Galinhas entre outubro e março, época em que a visibilidade da água é melhor podendo chegar a dez metros nos recifes próximos à praia e a 25 metros em mar aberto.

Também é possível praticar outros tipos de esportes náuticos no lugar como andar de jet ski e barco. Mas se você apenas quer curtir um sol e se banhar na água do mar com a família também há uma praia, Muro Alto possui águas mansas e o clima ideal para relaxar.

5. Se hospedar em resorts

Em Porto de Galinhas você também encontrará resorts incríveis, onde poderá desfrutar de serviços de qualidade em hotéis de frente para o mar, dispondo de vários tipos de lazer e conforto. No entanto se você não quer passar muito tempo no hotel, deseja uma hospedagem mais barata e ainda curtir as atrações do lugar, o indicado é se hospedar nas pousadas do vilarejo local.

6. Culinária local

Em Porto de Galinhas você encontrará restaurantes de boa qualidade e que com certeza despertam o apetite dos turistas. Entre eles o Beijupirá, que apresenta um prato especial com o peixe beijupirá (que inspirou o nome do restaurante), o qual é servido com molhos de frutas tropicais.

Também há o restaurante Domingos com sua culinária exótica e deliciosa, formada por carne de avestruz, perdiz, cordeiro, entre outros, unindo-se aos tradicionais frutos do mar. Ainda há o restaurante Cabidela da Nathália que oferece uma comida caseira, tendo como o caldo de galinha caipira seu prato mais famoso.

O João Restaurante que se encontra em frente à Praia de Maracaípe e oferece pratos deliciosos da culinária pernambucana, que se concentram em frutos do mar. Além desses há muitos outros restaurantes, cafés e sorveterias.

7. Vilarejo

No vilarejo de Porto de Galinhas você encontrará um lugar convidativo e rústico, onde poderá visitar lojas de artesanatos e conferir peças com o tema galinhas em diversos formatos e tipos. E, se ainda quiser conhecer o autor dessas obras, poderá visitar o ateliê de Gilberto Carcará que esculpe galinhas em troncos e raízes caídos de coqueiros há 17 anos. Suas obras se tornaram símbolo do Porto de Galinhas e divertem os turistas com seus diversos estilos e roupagens de personalidades famosas como Charles Chaplin e Salvador Dalí.

Ainda no vilarejo há bares e danceterias como o Bar Birosca da Cachaça, que divertem os fãs de badalação. E para quem curte forró, saiba que a Lua Morena oferece shows com banda ao vivo e instrutores de dança.

Curiosidade

Imagem aérea da praia de porto de galinhas
  • Save

Talvez você tenha se perguntado por que a praia se chama Porto de Galinhas, não é mesmo? Na verdade esse nome veio de uma prática nada admirável. Pois, Porto de Galinhas durante a época de escravidão no Brasil era o principal ponto de comércio de escravos ilegais no nordeste brasileiro.

E para não serem descobertos, os traficantes de escravos escondiam os escravos africanos embaixo de engradados de galinhas-d´angola. Assim quando chegavam ao porto eles anunciavam-se com a frase “tem galinha nova no porto!”. E assim a praia antes conhecida como Porto Rico ficou conhecida como Porto de Galinhas.

Gostou de saber sobre Porto de Galinhas?

Porto de Galinhas é um destino turístico que encanta os visitantes de todas as partes do mundo. A região é um verdadeiro paraíso tropical, com praias paradisíacas, piscinas naturais repletas de peixes coloridos e um clima acolhedor!

E, se quiser conhecer sobre outros pontos turísticos do Brasil, confira nossos posts sobre Lençóis Maranhenses, Foz do Iguaçu e muito mais!

1 comentário em “Porto de Galinhas: 7 Motivos para Conhecer”

  1. Então, nós brasileiros gostaríamos mto de conhecer nossas blzas naturais, mas o hiper faturamento dos valores cobrados por passeios, City tour, alimentação, etc. Faz qualquer um cair de costas. Penso que o turismo interno deveria ser mais acessível aos brasileiros, mas infelizmente os valores praticados hoje só contempla 5% dos brasileiros. Por isso mta gente prefere deixar seus $ em outros países.
    Mto Indignado Jb

    Responder

Deixe um comentário

Share via
Copy link
Powered by Social Snap