O Que Fazer em Olinda? Os Melhores Pontos Turísticos

Olinda é uma cidade que se encontra no estado de Pernambuco, ao lado de Recife. É uma cidade bonita que tem belas praias, interessantes monumentos históricos e vários museus. O lugar perfeito para passar suas férias ou curtir o carnaval brasileiro.

Quer saber mais sobre Olinda? Então confira seus pontos turísticos:

Monumentos Históricos

Olinda possui um belo centro histórico que foi considerada patrimônio da Unesco e possui belíssimas construções. Confira alguns de seus monumentos mais belos:

Convento de São Francisco

Um conjunto arquitetônico que inclui a Igreja Senhora das Neves, a Capela São Roque, o claustro e a sacristia. Sua construção iniciou-se em 1585, sendo parcialmente destruído pelos holandeses em 1631 e reconstruída ainda no século XVII. O claustro e a sacristia chamam a atenção por uma série de painéis de azulejos portugueses com cenas diversas, além do rico trabalho em talha de madeira do teto, com caixotões contendo pinturas do século XVIII.

Basílica e Mosteiro de São Bento

Complexo importante que remontam a época da colonização portuguesa. O mosteiro foi construído em 1599 enquanto que a igreja foi iniciada em 1660. O mosteiro possui diversos espaços internos com peças de alto valor artístico, como sanefas de talha dourada, gradis de jacarandá, pinturas de episódios da vida de são Bento e retratos de velhos abades e mestres da Ordem Beneditina do país. A igreja possui uma fachada com desenho do mestre-pedreiro Francisco Nunes Soares, frontispício sóbrio com portas entalhadas em almofadas, moldura de pedra com arcos abatidos.

Catedral da Sé

Foi construída entre 1537 e 1540, sendo dedicada a Jesus Cristo como Salvador do mundo. Passou por reformas com o passar do tempo e também após o ataque dos holandeses. Sua arquitetura faz uma transição entre o estilo renascentista e barroco. É também próximo a essa igreja que se encontra o Mirante da Sé, um belo lugar com vista de 360 graus do centro novo de Olinda, centro histórico, praias e orla de Recife. No local você também vai encontrar lojinhas e lanches como tapiocas e acarajés.

Igreja do Carmo

Sua construção iniciou em 1580. Quando a cidade foi destruída pelos holandeses, a igreja foi bem danificada, tendo que passar por reformas.

Fortim de São Francisco

Se encontra na praia de São Francisco, sendo construído em 1629 por determinação do Superintendente da Guerra da Capitania Pernambuco Matias de Albuquerque, artilhado com duas peças de bronze, para defesa do ancoradouro de Olinda.

Observatório Astronômico do Alto da Sé

Foi construído próximo ao local onde, em 1860, o astrônomo francês Emmanuel Liais detectou o Cometa Olinda, primeiro cometa descoberto na América Latina. Foi construído em 1896 em estilo neoclássico, durante o governo de Alexandre José Barbosa Lima. Em 1922 tornou-se uma estação meteorológica que foi desativada em 1960. Atualmente, funciona como um portal de aprendizado para o conhecimento astronômico, apresentando três exposições temáticas: Lua, Marte e Universo.

Farol de Olinda

Originalmente o farol foi construído em 1872 no fortim de São Francisco. Manteve-se em serviço até meados do século XX. Na década de 1940 foi decidida a construção de um novo farol no Morro de Serapião. A torre possui 42 metros de altura e foi feita em concreto armado. Ele possui um elevador de acesso à lanterna com capacidade de transportar uma pessoa de cada vez, o primeiro instalado em um farol no Brasil.

Museus

Museu de Arte Sacra de Pernambuco

Localizado no Alto da Sé, fundado por Duarte Coelho em 1535, o museu ocupa um prédio do século XVII. O prédio chegou a ser Palácio Episcopal, residência de religiosos, colégio e quartel do exército durante a 2ª Guerra Mundial. O lugar se tornou museu em 1974 e possui um acervo de imagens antigas eruditas policromadas e douradas, além de pinturas e arte sacra popular e objetos de culto nas igrejas.

Museu de Arte Contemporânea do Pernambuco

Museu que foi inaugurado em 1966 e possui um acervo com 4 mil obras de diversos estilos e técnicas, mostrando a produção artística moderna e contemporânea do Brasil.

Museu do Mamulengo

Mamulengo é um típico fantoche do nordeste brasileiro. No museu você encontrará uma variedade de bonecos.

Museu Regional de Olinda

Museu que reúne o mobiliário de jacarandá dos século XVII e XIX e artefatos europeus de decoração como peças de porcelana inglesa, lustres e candelabros de cristal Baccarat.

Praias

Praia do Bairro Novo

Uma das mais conhecidas da cidade, bem frequentada pelos turistas em alta temporada. Possui uma grande faixa de areia, mar calmo e águas transparentes, sendo cercada por pedras que dividem a praia.

Praia da Casa Caiada

É uma das mais frequentadas da cidade. Também tem mar calmo, areia grossa e águas transparentes. Possui uma boa infraestrutura em pousadas, hotéis, bares e restaurantes.

Praia Rio Doce

Uma praia simples com um visual mais rústico e tranquilo. É frequentada mais por moradores da região e pescadores. Tem uma larga faixa de areia dourada e batida e mar calmo.

Praia de São Francisco

Praia simples, com pouco movimento. Conta com uma larga faixa de areia, mar calmo e águas transparentes.

Praia do Carmo

É pouco conhecida pelos turistas, sendo frequentadas mais por locais. Também possui uma larga faixa de areia grossa, mar calmo e águas transparentes.

Dicas para sua viagem

Como chegar

É possível chegar de avião, sendo que o aeroporto mais próximo é o Aeroporto Internacional de Guararapes no Recife. De carro é possível chegar à cidade pelas rodovias BR 101 e BR 232.

Melhor época para visitar

Faz sol durante todo o ano em Olinda, no entanto é bom evitar os meses de junho e julho que são bem chuvosos. A época em que a cidade recebe mais visitas é durante o verão, quando o tempo está propício para atividades ao ar livre e no carnaval.

Gastronomia

Em Olinda você poderá provar deliciosos pratos da culinária pernambucana, sendo que os peixes e frutos do mar ganham destaque. Entre as sobremesas temos o cartola (banana frita com queijo manteiga e canela) e o bolo de rolo (massa fina de pão de ló enrolada e recheada com goiabada derretida).

Gostou de conhecer mais sobre a cidade?

Esperamos que as informações tenham ajudado. Caso tenha alguma dúvida, dica ou queira deixar sua opinião, fique à vontade para comentar. Se gostou do artigo, compartilhe nas redes sociais!

Deixe um comentário

Share via
Copy link