Viagem para Croácia

Croácia, um país da Europa Oriental, banhado pelo Mar Adriático, ostenta paisagens deslumbrantes, cidades históricas e uma cultura vibrante. Desde as charmosas ruas de paralelepípedos de Dubrovnik até as águas cristalinas do Parque Nacional de Mljet, a Croácia oferece algo para todos os gostos.

História Rica

A história da Croácia remonta aos tempos antigos, com influências romanas, bizantinas e venezianas. Cidades como Dubrovnik e Zadar preservam seus centros históricos murados, oferecendo um vislumbre do passado. O país também foi palco de conflitos mais recentes, como a Guerra da Independência da Croácia na década de 1990.

Onde ir na Croácia

Montanhismo e trilhas

A Croácia é um paraíso natural, com mais de mil ilhas ao longo da costa, além de parques nacionais e reservas naturais. Também têm uma montanhosa de cordilheira de 645km. A poucos quilômetros da costa estão situadas montanhas propícias para a prática de ecoturismo. Esta faceta do destino é ideal para quem gosta de praticar atividades de montanhismo, como escalada ou apenas fazer trilhas.

O local preferido dos visitantes que buscam ecoturismo no país fica em Velebit, a maior cordilheira da Croácia, tombada Reserva Mundial da Biosfera pela UNESCO. Velebit estende-se ao longo de 145 quilômetros paralelos à costa e abarca dois parques nacionais: o Parque Nacional de Velebit Setentrional e o Parque Nacional de Paklenica.

Outras opções para a prática de ecoturismo são as montanhas nos arredores das cidades de Zagreb, Ogulin, Pazin, Split, Omis e as ilhas, Mljet, Brac e Vis. As trilhas das montanhas croatas são muito procuradas devido à sua geologia única e às paisagens deslumbrantes.

A joia do país é o Parque Nacional de Plitvice, localizado na região central de Lika, perto da fronteira com a Bósnia e Herzegovina. É o lugar mais visitado de toda a Croácia, um ponto turístico de referência para quem gosta de fazer longas caminhadas. No interior do parque existem oito rotas que atravessam 16 lagos, unidos por diversas cataratas e cascatas.

Passear no parque através de trilhas e pontes suspensas de madeira é uma experiência única que se complementa com as travessias nos barcos nos maiores lagos. Declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, o Parque Nacional de Plitvice é um local de visita obrigatória em qualquer altura do ano, mas no inverno, quando está coberto de neve, o cenário é deslumbrante.

Já para os montanhistas mais experientes, existem excursões organizadas nas montanhas mais difíceis de escalar da Europa, como é o caso de Paklenica, Velebit, Ucka, Dinara, Mosor e Biokovo.

Na costa da Dalmácia (região banhada pelo mar Adriático, aquele que fica entre a Croácia e o leste da Itália) está situado o pico Dinara, o mais alto do país, a 1.831 metros, com vista sobre vales e o mar Adriático. O segundo maior é o Sveti Jure (1.762 metros) situado no Parque Natural de Biokovo, entre os vales que circundam os rios Cetina e Neretva.

Ski em Zagreb

A capital da Croácia, Zagreb, é ponto de encontro dos aficionados por ski, uma vez que conta com uma estância muito perto da cidade, no monte Medvednica, conhecida como Sljeme. É lá que, em janeiro, no fim de semana de Reis, se realizam duas competições da Copa Mundial de Ski Alpino FIS: o troféu feminino Vip Snow Queen Trophy e o Slalom masculino noturno.

Águas termais na Croácia

O frio dá vontade de desfrutar de fontes de águas termais, que aquecem e relaxam. Há vários spas (“toplice”, em croata) com termas. Confira uma lista de lugares onde é possível desfrutar de águas termais:

  • Spa médico e termas Aquae Lazae na pequena cidade de Varazdinske, onde se instalaram as primeiras termas do país durante os tempos romanos
  • Spa médico e termas Daruvar Toplice, na cidade de Daruvar (condado de Bjelovar-Bilegora)
  • Spa e termas Istarske Toplice, em Istria
  • Termas e spa Bizovacke Toplice, no condado de Osijek
  • Termas e spa Tuhelj, a 40 quilômetros de Zagreb
  • Temas de Stubicke Toplice, no condado de Krapina-Zagorje
  • Termas, spa e resort Sveti Martin, no condado de Sveti Martin na Muri (Medimurska, em croata)
  • Termas Bolnica Lipik, na cidade de Lipik (condado de Pozesko-Slavonska)
  • Termas Top Terme Topusko, no condado de Sisak-Moslavina

Gostou de conhecer sobre o país?

A Croácia é um país inesquecível, que oferece aos visitantes uma experiência única. Com sua rica história, cultura vibrante e paisagens deslumbrantes, a Croácia é um destino que certamente irá encantar os turistas de todo o mundo!

Deixe um comentário

Share via
Copy link
Powered by Social Snap